Encontro da FNI em 07 e 08/12, em Porto Alegre. União para barrar as traições da Fenadados!


Encontro da FNI em 07 e 08/12, em Porto Alegre. União para barrar as traições da Fenadados!

O ano de 2013 foi muito difícil, pois se repetiram os mesmos problemas nas campanhas salariais do Serpro e da Dataprev conduzidas pela Fenadados. Faltou democracia, faltou chamamento à mobilização e sobrou arrogância e relação de parceria com as direções das empresas.  O fato é que tudo piorou em 2013, pois a Fenadados aplicou o golpe de peleguismo mais cruel em relação aos trabalhadores do Serpro de SC e RS, que foram fundamentais na mobilização da categoria em nível nacional, ao fazer a diferenciação do restante dos trabalhadores em relação à compensação das horas paralisadas.

Na Dataprev, a situação não foi diferente. A federação e seus sindicatos fizeram novamente uma pauta de três itens e não construíram a mobilização, para ao final costurar um acordo no TST (Tribunal Superior do Trabalho) que retoma cláusulas do ACT, mas permite abrir espaço para a retirada de cláusulas que foram conquistas históricas.

É neste panorama que se insere a realização do encontro da FNI nos dias 07 e 08 de Dezembro em Porto Alegre. Encontro que será fundamental para fazer uma avaliação do ano que passou e traçar as ações para as campanha salariais e outros temas da categoria. E é interessante informar que em 2013 começamos a acompanhar também a campanha salarial dos trabalhadores da empresa BB Tecnologia (Cobra).

Um chamado a todas as OLTs e sindicatos a participar do encontro e ajudar a construir uma nova entidade nacional

A grande maioria dos trabalhadores, especialmente do Serpro e da Dataprev, tem sofrido as consequências das traições da Fenadados e de seus sindicatos, que passaram a ser porta-vozes das direções das empresas e dos governos. Mas o mais importante é sabermos que é possível mudar essa realidade. Podemos dar um passo à frente, no sentido de construir uma alternativa que represente a vontade dos trabalhadores, com total independência das direções das empresas e dos governos. Já temos dois sindicatos desfiliados da Fenadados, SC e RS, mas temos a possibilidade de novas desfiliações.

As OLTs e sindicatos que constroem a FNI convidam a todas as entidades e representações dos trabalhadores que não estão de acordo com as posturas da Fenadados a participarem do encontro no próximo final de semana, pois é preciso unir todos que tiverem concordância da necessidade de fazer uma campanha salarial independente. Queremos unir todos e todas que querem fazer uma nova história nas empresas federais de TI.

Aproveitamos para fazer um chamado aos trabalhadores que fundaram o SINDSERPRO/CE a se somarem nessa construção de uma alternativa dos trabalhadores em nível nacional. Pois se tivermos concordância em apenas um item, a necessidade de uma Campanha Salarial para os trabalhadores e não para as direções das empresas, já teremos muitas coisas em comum.

As OLTs e sindicatos que tiverem interesse em participar do encontro façam contato por meio do BLOG da FNI ou ligando para o Sindppd/RS (51 3213-6100). 

Venha construir, com a gente, um grande encontro da FNI em 07 e 08/12, em Porto Alegre/RS!

Fonte: Blog da FNI.

Sobre serprooltrj

Grupo da OLT/RJ de fato no SERPRO.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário