Surge um novo modelo de sindicato


123Surge um novo modelo de sindicato

Em assembleia ocorrida em 26 de novembro, fundou-se o SINDSERPROCE, o sindicato dos trabalhadores de empresas públicas federais de TI. Ele é fruto da insatisfação dos nossos colegas cearenses, que viam o SINPD-CE se afastar cada vez mais das causas da classe e defender os interesses da empresa, do governo e do partido político então no poder. Dessa forma, o SINDSERPROCE volta-se exclusivamente para a luta em favor dos trabalhadores de empresas públicas federais, ficando as empresas privadas e as empresas públicas das demais esferas com o SINDPD-CE. Houve inúmeras tentativas de mudar os sindicatos e a federação a partir de suas direções. Porém, todas foram sem sucesso. O grupo governista, apoiado por sindicalistas de aluguel, é muito forte; a maçã está podre. Por isso, os colegas presentes na assembleia de fundação — 236 ao todo, um recorde de participação naquela regional — acreditam no caminho alternativo recém-criado; e nós da OLT-BA também.

O Manifesto do sindicato reúne antigas e novas reivindicações dos trabalhadores de todo o Brasil, reiteradamente ignoradas pela federação. O problema de representação de classe não é exclusivo deles. Nós, de Salvador, temos ciência do jogo sujo promovido em algumas regionais: a não convocação de assembleias deliberativas, a não realização de debates para esclarecer e montar coletivamente a pauta da campanha salarial, entre outros. Tampouco podemos nos vangloriar do SINDADOS-BA. Apesar de podermos tocar a campanha com certa autonomia e declarar apoio à FNI, a estrutura sindical existente é dependente e subserviente à federação, em virtude de sermos representados por uma minoria na direção. Poucos empregados se demonstram interessados em participar de um processo de mudança efetivo. Precisamos mudar esse triste quadro, e a criação do SINDSERPROCE pode servir como modelo.

A nova organização sindical cearense já tem Estatuto, aprovado na assembleia de fundação. Ele salvaguarda os interesses da classe ao coibir práticas escusas, como o uso do sindicato como trampolim político, gerencial ou mesmo sindical. Apartidarismo e transparência na gestão é outra marca importante. A lista com as principais bandeiras do SINDSERPROCE para as campanhas salariais de 2014, transcrita a seguir, reflete isso.

Os membros da diretoria executiva do SINDSERPROCE – SINDICATO DOS PROFISSIONAIS DE EMPRESA PÚBLICA FEDERAL DE TIC NO CEARÁ, em consonância com seu Estatuto, apresentam a presente Carta de Intenções, contemplando algumas das principais bandeiras do Sindicato e que, portanto, devem nortear as lutas da entidade para as campanhas salariais de 2014. Assim sendo, esta carta define:

LUTAR POR 1 TRABALHADOR 1 VOTO
A REPRESENTATIVIDADE DO TRABALHADOR ENVOLVIDO COM A CAMPANHA SALARIAL NÃO DEVE SER MASSACRADA PELO PACTO FEDERATIVO DE UM VOTO POR SINDICATO.

LUTAR POR TODOS OS SINDICATOS EM MESA DE NEGOCIAÇÃO

GARANTIA DE PARTICIPAÇÃO DOS SINDICATOS NA MESA DE NEGOCIAÇÃO INDEPENDENTE DE FILIAÇÃO ÀS FEDERAÇÕES – ATRAVÉS DO INGRESSO DE MEDIDAS PROTETIVAS EM AÇÕES JUDICIAIS, SE NECESSÁRIAS FOREM.LUTAR POR INDEPENDÊNCIA FEDERATIVA
INDEPENDÊNCIA DE FILIAÇÃO DO SINDICATO ÀS FEDERAÇÕES – SOMENTE O CONSELHO DELIBERATIVO E A ASSEMBLEIA DOS EMPREGADOS PODEM PROPOR E DECIDIR SOBRE FILIAÇÃO OU LIBERAÇÃO DE PROCURAÇÃO, DESDE QUE HAJA MUDANÇAS EM ESTATUTO E REGIMENTOS.
INDEPENDÊNCIA NÃO SIGNIFICA ISOLAMENTO COM LUTAS DE OUTRAS FRENTES. EM INTERESSES CONVERGENTES ESTAREMOS JUNTOS, EM INTERESSES DIVERGENTES NÃO PARTICIPAREMOS.

LUTAR POR VOTAÇÃO ANUAL DE PROCURAÇÃO

AS PROCURAÇÕES DEVERÃO SER VOTADAS EM ASSEMBLEIA A CADA CAMPANHA, SENDO ESPECÍFICAS E COM VALIDADE DE 1 ANO.LUTAR POR REPRESENTATIVIDADE NA CAMPANHA
ATRAVÉS DA ELEIÇÃO PELO VOTO DIRETO DOS EMPREGADOS DE ATÉ 3 DELEGADOS DE CAMPANHA SALARIAL(DCS) POR ESTADO, PARA PARTICIPAREM DAS PLENÁRIAS E MESAS DE NEGOCIAÇÃO.LUTAR PELO FORTALECIMENTO DO COMPROMISSO COM A BASE
OS DELEGADOS DEVEM DEFENDER AS PROPOSTAS APROVADAS EM ASSEMBLEIA PELOS EMPREGADOS, NÃO PODENDO FAZER ESCOLHAS PESSOAIS OU SEGUIR DIRECIONAMENTOS DE SINDICATO OU DE FEDERAÇÃO, ASSINANDO TERMO DE COMPROMISSO DE ASSIM ATUAR.

LUTAR PELA TRANSMISSÃO DAS PLENÁRIAS E MESAS DE NEGOCIAÇÃO
TRANSPARÊNCIA NAS NEGOCIAÇÕES COM TRANSMISSÃO AO VIVO E GRAVADAS, COM LIBERAÇÃO DAS GRAVAÇÕES EM ATÉ 24 HORAS.

LUTAR POR MESAS ESPECÍFICAS SOMENTE PARA NOVAS DISCUSSÕES 
ASSUNTOS DE MESAS ESPECÍFICAS DE ACT ANTERIOR QUE NÃO FORAM CONCLUSIVOS E COM PENDÊNCIAS NÃO PODERÃO SER NOVAMENTE LEVADOS PARA MESAS ESPECÍFICAS      NO NOVO ACT EM DISCUSSÃO, E OBRIGATORIAMENTE DEVERÃO SER NEGOCIADOS NA CAMPANHA VIGENTE INICIADA.

LUTAR PELA UNIFICAÇÃO DAS CAMPANHAS SALARIAIS
MOBILIZAÇÃO UNIFICADA DAS CAMPANHAS DO SERPRO E DATAPREV QUE TEM A MESMA DATA-BASE, E INICIAR NEGOCIAÇÃO PARA  A CONVERGÊNCIA DAS DATAS-BASE DAS CAMPANHAS  SERPRO, DATAPREV E BB TECNOLOGIA (COBRA), FORTALECENDO A MOBILIZAÇÃO DAS CAMPANHAS DAS EMPRESAS PÚBLICAS FEDERAIS DE TIC.

Para ler os documentos na íntegra, clique no link correspondente:
FONTE: BLOG DA OLT-BA, -http://oltba.blogspot.com.br/2013/12/surge-um-novo-modelo-de-sindicato.html

Sobre serprooltrj

Grupo da OLT/RJ de fato no SERPRO.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Surge um novo modelo de sindicato

  1. Agradecemos aos colegas da OLT-BA e da OLT-RJ pelo apoio e divulgação à esta causa que é de todos os trabalhadores do SERPRO, e desde já, firmamos o compromisso de ajudar outras OLTs e regionais na discussão sobre um sindicato independente, e quiçá, quando recebermos a nossa 1º contribuição sindical possamos financiar e dar todo o apoio jurídico e estratégico para a criação de outros SINDSERPROs no Brasil.
    Contamos com vocês e contem conosco.

  2. Jurê Bittencourt Filho disse:

    Parabéns, pessoal do Ceará. Talvez esta seja a solução definitiva para a queda de cabelos.
    Neste ano que vai entrar, veremos o que vai rolar na base com esta nova filosofia/prática sindical, aqui no Paraná. Sucesso !!!!

Deixe um comentário